Wicca – a magia da deusa

Mestre Morya       A bruxaria moderna conhecida com o nome de Wicca surgiu no início da década de 1950 com o inglês Gerald Gardner, fundador da tradição Gardneriana. Até então, desde o final do século XIX e início do século XX o interesse em mitologia, religiões antigas e magia se tornou cada vez maior na Europa e Estados Unidos, talvez porque nestes lugares a tecnologia e as religiões oficiais deixaram as pessoas cada vez mais afastadas de seu lado instintivo e da ligação com a natureza. Gardner, funcionário público aposentado e estudante de civilizações antigas, entra para a sociedade secreta na qual é apresentado ao coven (associação de bruxos) de New Forrest, cujos conhecimentos haviam sido passados geração após geração. Unindo estes ao aprendizado que adquiriu com Alexter Crowley, famoso bruxo inglês, Gardner criou uma série de rituais que compuseram o primeiro Livro das Sombras.

       O culto estabelecido pela tradição Gardneriana prevê rituais de Lua Cheia, os esbaths e os rituais dos solstícios e equinócios, os sabaths, nos quais a Natureza é celebrada através da Deusa mãe Aradia e do Deus Cornífero, Cermunnos. Muitos elementos de magia ocidental são encontrados nestes rituais, o que levou pesquisadores a questionarem se o coven ao qual Gardner alega ter pertencido realmente existiu.

       Gardner foi iniciado pouco antes do início da Segunda Guerra e só divulgou seus conhecimentos a partir da década de 50 por causa da lei que proibia a prática da bruxaria na Inglaterra.

Mester Saint German       Dois livros surgidos na década de 20 foram importantes para o ressurgimento da bruxaria: o livro de James Frazer, chamado O Ramo de Ouro, a respeito de rituais de fertilidade e o de Margareth Mead O Culto da Bruxaria na Europa Ocidental no qual ela afirma que a bruxaria era um antigo culto organizado e ainda praticado ocultamente. Quando a lei antibruxaria foi abolida em 1951, Gardner se assumiu publicamente como bruxo, confirmando as teorias de Mead. Na verdade, o livro de Mead mostrou ter uma série de falhas, mas estava no caminho certo ao afirmar a existência de uma antiga deusa pagã cujo culto teria sido perseguido pela Inquisição.

       A Wicca hoje em dia tem várias tradições, ou seja, linhagens organizadas em convéns com suas práticas específicas que se expandiram a partir dos anos 60. Também existem os praticantes solitários e os auto-iniciados. Além dos rituais sazonais, é conhecida por seus encantamentos, que são formas de se utilizar a magia no dia a dia para a proteção espiritual, prosperidade, amor, saúde, equilíbrio, estabilidade emocional, familiar e etc.

       Segundo o código de ética da Wicca, tudo o que fazemos retorna para nós triplicado, portanto, deve-se fazer apenas o bem e evitar o mal. Por seu estilo de vida baseado no culto à ecologia, alimentação, curas naturais e na arte em geral, ela tem sido mais respeitada e vem adquirindo cada vez mais adeptos em especial entre os jovens.

Myikhaella

Formas de Pagamentos
logo da cef     logo do bb     logo do bradesco     logo do itaú     logo do visa     logo do mastercard     logo do amex     logo do dinners
Home * Consultas* Horóscopo * Consultores* Matérias* Contato * Termos e Condições* Trabalhe Conosco
2013 - Ventura Esotérico - Todos os direitos reservados